Virgínia Barros – A Sapateira

Virgínia Barros é gaúcha, criada em Minas. Formada em jornalismo, cursou estilismo na UFMG, onde mais tarde foi professora de desenho e história do calçado. Cursou Desenho do Calçado na Central Saint Martins, em Londres.

Virgínia se identifica com a nomenclatura sapateira. A criação e a execução do calçado são o foco do seu trabalho, embora desenhe roupas e faça figurino.

Os calçados são feitos à mão, em sua pequena fábrica em BH. O design autoral, atemporal e conforto são as características mais marcantes do trabalho da sapateira. As roupas também são fabricadas pela marca e têm como princípio as fibras naturais e a produção show fashion. A estilista tem quatro lojas próprias: uma em BH, duas no Rio e uma em Brasília.

Em 2018 a designer desenhou e fabricou o figurino da peça A Mentira, dirigida por Inez Viana, e A Última Peça, dirigida por Danilo Grangheia.No cinema, peças da estilista estiveram nos filmes Três Verões, dirigido por Sandra Kogut, e Aos Nossos Filhos, dirigido por Maria de Medeiros.

A turnê do Música de Brinquedo do Patofu, em 2018, contou com os calçados Virginia Barros.
A parceria da sapateira com o estilista Ronaldo Fraga pode ser vista em várias edições do SPFW, evento em que o Apartamento 03 também desfilou com calçados Virgínia.

Recentemente, a passagem da coleção de Lucas Magalhaes nas passarelas do MTP teve a marca Virginia Barros nos sapatos.
São 20 anos de carreira e a sensação de que está apenas começando..

× Como posso te ajudar?
Add to cart