Cinema Noir

O cinema noir, também conhecido como film noir, é um estilo de cinema americano dos anos 1940 e 50 caracterizado por protagonistas detetives, cenários obscuros, iluminação sombria e um tom fatalista. O gênero estabeleceu elementos cinematográficos memoráveis ​​e técnicas que influenciam os cineastas até hoje.

O gênero é conhecido por usar truques cinematográficos de baixo orçamento para criar efeitos visuais impressionantes, particularmente no que diz respeito à iluminação.

Exemplos notáveis ​​do cinema noir incluem The Maltese Falcon , Double Indemnity , Sweet Smell of Success e Touch of Evil .

Ao contrário de outros gêneros estilísticos, o film noir não era um gênero que os cineastas da era clássica de Hollywood se propuseram a fazer em larga escala. Uma curiosidade é que os filmes do chamado estilo cinema noir já estavam sendo feitos e ganhando popularidade seis anos antes de o crítico de cinema francês Nino Frank cunhar o termo em 1946.

Frank usou o termo para descrever dramas policiais de baixo orçamento lançados pelos estúdios estadunidenses. Enquanto o “filme gangster” existia desde pelo menos os curta-metragens de 1912 de DW Griffith, Os Mosqueteiros de Pig Alley , o estilo específico e a apresentação do film noir eram novos. O film noir surgiu da popularidade dos romances de ficção criminal norte-americanos – livros de bolso de baixo custo e populares, populares nos anos 1930. A popularidade desses livros, escritos por autores como Raymond Chandler, chamou a atenção de Hollywood. Na verdade, Chandler e outros romancistas do crime encontraram trabalho escrevendo roteiros de cinema na década de 1940.

Como a categoria surgiu depois que muitos filmes do cinema noir foram criados, não existe uma definição universalmente aceita de film noir. No entanto, existem alguns elementos-chave que podem ser encontrados na maioria dos exemplos do gênero.

No aspecto dos personagens, o protagonista padrão do cinema noir é um detetive cuja personalidade costuma ser marcada por um mistério, como um passado obscuro ou uma ambiguidade moral. Outro personagem padrão é a femme fatale: uma mulher desejável e agressiva com lealdades suspeitas ou incertas. Filmes do cinema noir são frequentemente preenchidos com personagens de apoio que existem nas margens morais da sociedade, como gângsteres, jogadores, pugilistas e figuras típicas da vida urbana noturna.

Uma boa parte dos filmes do cinema noir ocorre em Nova York ou Los Angeles. A cidade é apresentada como tendo uma superfície glamurosa e um ventre decadente. Vários filmes filmados em Los Angeles tiraram proveito de filmagens no local, em vez de filmar em um estúdio.

Outro aspecto bem marcante do film noir é a iluminação utilizada. Para cobrir os baixos orçamentos, o film noir tende a ter uma iluminação forte com uso pesado de sombras. Takes de caracteres obscurecidos pelo sombreamento são comuns, particularmente a técnica de iluminação discreta para criar sombras suspeitas.

Refletindo as atitudes da Guerra Fria , muitos filmes do cinema noir apresentam tons cínicos ou fatalistas, com protagonistas colocados em situações desesperadas devido a circunstâncias fora de seu controle. Outros dispositivos de contar histórias comuns ao film noir são flashbacks e dublagens para contar a história de uma perspectiva em primeira pessoa.

× Como posso te ajudar?
Add to cart